Futura Veículos

A primeira carteira de habilitação é um marco na vida de muitas pessoas. Mas o processo leva meses e tem um custo bastante significativo. Hoje, o procedimento é igual em todos os estados brasileiros. Confira abaixo qual o passo a passo para realizar o sonho da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para iniciar o processo de habilitação, o candidato precisa ter 18 anos completos, saber ler, escrever, possuir identidade e CPF próprios e um comprovante de residência, que pode ser no nome de terceiros. Ao iniciar o processo, é necessário ter em mente qual o tipo de habilitação pretende. A categoria B é o que permite a direção de veículos leves e similares.

1º passo: inscrição e exames

O interessado à obtenção da CNH deverá preencher o formulário de inscrição inicial e efetuar o pagamento da taxa de inscrição. O preenchimento do formulário pode ser feito pessoalmente na CIRETRAN das cidades do interior ou em um Centro de Formação de Condutores (CFC). Depois, é necessário fazer um exame médico e psicotécnico, que podem ser agendados pelo site do DETRAN ou em um Centro de Formação de Condutores (CFC). As taxas dos exames devem ser pagas diretamente na clínica, em dinheiro, no dia do exame. Na clínica também será tirada a foto do candidato que constará na Permissão para Dirigir (PPD) e posteriormente, na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O resultado dos exames é informado no mesmo dia ao candidato, assim como o motivo de reprovação, caso aconteça.

2º passo: aulas e prova de legislação

Se for aprovado nos exames, o candidato poderá escolher um CFC, caso ainda não o tenha feito, para iniciar as aulas de legislação. O curso de legislação é obrigatório e o candidato deverá cursar no mínimo 45 horas/aula sobre a legislação de trânsito. Após o término do curso, o candidato deve efetuar o pagamento da DAE (Documento de Arrecadação Estadual) da prova de legislação e fazer o agendamento do exame. O agendamento da data da prova, assim como a emissão da DAE, poderão ser feitos no CFC. Será emitido um comprovante de agendamento contendo dia, horário e local em que o exame será realizado. Para ser aprovado na prova teórica, a pontuação do candidato deve ser igual ou superior a 21 pontos. Caso o candidato seja reprovado, poderá realizar novo exame após 15 dias, mediante o pagamento de novo DAE.

3º passo: simulador, aulas e exame de direção

Para obtenção da categoria B na CNH, o candidato deve fazer no mínimo cinco aulas no simulador de direção do CFC e também pagar a taxa de Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV) antes de iniciar as aulas práticas. É necessário que o candidato tenha realizado no mínimo 25 horas/aula de prática veicular (destas, até oito podem ser feitas no simulador de direção) antes de marcar o exame de direção. Após cumprir o mínimo de aulas práticas, já é possível agendar o exame de direção. Para agendamento do exame prático de direção, é necessário efetuar o pagamento da DAE específica. O exame é marcado pelo Centro de Formação de Condutores (CFC) e o dia, horário e local de realização da prova é escolhido pela Delegacia de Trânsito de cada cidade. Caso reprovado, o candidato poderá realizar novo exame após 15 dias. O agendamento deverá ser feito no CFC, na semana seguinte à semana da reprovação, mediante o pagamento de nova DAE.

Caso o candidato seja aprovado, a Permissão para Dirigir (PPD) é enviada via correio para o endereço informado pelo candidato durante a inscrição e entregue em até sete dias úteis. A PPD é válida por um ano e se nesse período o condutor não tiver vinculado em seu nome nenhuma infração grave ou gravíssima, ou reincidência em infração média nos últimos doze meses, poderá solicitar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva. 

Tem uma história interessante sobre sua relação com a Futura Veículos? Quer sugerir um tema ou contar uma história interessante? Vá até o fim da página, escolha a opção BLOG na área FALE CONOSCO e deixe sua mensagem.

Últimas Postagens



Fale Conosco


Facebook


Instagram