Futura Veículos

Aconteceu ontem (20) na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) a cerimônia de entrega de um híbrido Toyota Prius, que a concessionária Toyota / Futura cedeu para a instituição através de acordo de comodato, sem geração de ônus. Trata-se de uma parceria firmada no 2º semestre deste ano cujo objetivo é a renovação da frota da UFU, levando em conta a conscientização ambiental.

Daniel Curi (Gerente de Vendas Diretas) e João Henrique Prado (Diretor da Futura) estiveram presentes na cerimônia. Segundo João Henrique, a Toyota e a Futura sempre se preocuparam com a questão do meio ambiente: “Através dessa parceria, a UFU poderá usufruir de um veículo com baixo custo de combustível e baixa emissão de ruídos, o que contribui com o bem-estar da comunidade em geral”, disse João Henrique.

Um dos responsáveis pela Gestão Ambiental da UFU, Joel Fernandes, explica que a entrega do Prius faz parte de um projeto maior da universidade. “O projeto busca redução de emissões na universidade como um todo. Este projeto também busca a redução de gastos com manutenção, que também entra a economia de combustíveis”, conta.

A relação com a Toyota / Futura foi destacada pelo responsável pela Gestão Ambiental da universidade. “Procuramos a Futura e eles nos receberam com a maior boa vontade, mostraram interesse e eles fizeram a maior força para que o projeto acontecesse. Agora nós estamos com o carro aqui para estipularmos um parâmetro para futuras licitações que devem acontecer no início do próximo ano”, afirmou.

Segundo Joel foi essencial para a escolha do Toyota Prius o fato de que o carro emite metade dos gases do efeito estufa comparado a um carro convencional.  Utilizando o exemplo de um dos gases do efeito estufa, o CO2, ele explicou a diferença.  “O Prius emite 68 gramas de CO2 por quilometro, um carro convencional emite 118 gramas por quilometro. Esse é um dos pontos positivos. Estamos levantando alguns dados que podem concluir que o Prius chega a ser três vezes mais econômico que um carro da nossa frota”, explica. 

Motorista da UFU há 23 anos, Jacy de Oliveira, será o responsável por conduzir o veículo para os serviços da instituição. O motorista que dirigiu o carro por um período para conhecê-lo, conta como foi à experiência. “O carro é ótimo. Muito bom mesmo. Pra mim está sendo um dos melhores veículos daqui. Estabilidade e manutenção são algumas das vantagens”, disse.

Toyota Prius e tecnologia híbrida

A tecnologia Hybrid Synergy Drive, desenvolvida para o Prius, combina dois motores: elétrico e a gasolina. O resultado disso é um eficiente consumo de combustível com excelente desempenho. Com 3,7 litros de gasolina, o Prius consegue percorrer até 100km, ou seja, uma média de 27 km/litro. Além disso, o modelo não depende de tomada para recarregar a bateria. Quando acontece uma frenagem, o motor a gasolina transforma energia cinética em elétrica, recarregando a bateria do sistema híbrido.

Desde o início das vendas de veículos híbridos, em 1997, a Toyota estima que foram deixados de emitir mais de 67 milhões² de toneladas de Dióxido de Carbono. O Toyota Prius, por exemplo, emite 94% menos CO2 do que um veículo hatchback abastecido à gasolina.

Tem uma história interessante sobre sua relação com a Toyota / Futura? Quer sugerir um tema ou contar uma história interessante? Vá até o fim da página, escolha a opção BLOG na área FALE CONOSCO e deixe sua mensagem.

Últimas Postagens



Fale Conosco


Facebook


Instagram