Futura Veículos

Você sabia que o Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos ainda na década de 1990? Naquele ano, a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu pela primeira vez laços cor-de-rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York com o objetivo de conscientizar a população local em relação ao câncer de mama. Mas o nome Outubro Rosa só passou a ser utilizado em 1997, quando entidades de algumas cidades americanas começaram a realizar ações anuais e efetivas a favor do diagnóstico precoce.

Não demorou muito para que a popularidade da ação alcançasse o mundo inteiro. Tanto que a partir de 2002, vários monumentos em pontos turísticos brasileiros começaram a ser iluminados de rosa, com a finalidade de lembrar as mulheres dessa importante causa.

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, o INCA, oficializou o movimento no Brasil em 2010, quando passou a promover espaços de discussão sobre câncer de mama, divulgando e disponibilizando materiais informativos, tanto para profissionais de saúde quanto para a sociedade.

Em 2018, o INCA adotou o mote "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?". O objetivo do Outubro Rosa neste ano é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença. 

A detecção precoce do câncer de mama aumenta as chances de tratamento e cura. Independente da idade é importante que as mulheres conheçam o seu corpo e façam o exame de toque periodicamente. Para mulheres que não apresentam sintomas ou histórico familiar da doença, o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam a mamografia de rastreamento uma vez a cada dois anos a partir dos 50 anos de idade.

Tem uma história interessante sobre sua relação com a Futura Veículos? Quer sugerir um tema ou contar uma história interessante? Vá até o fim da página, escolha a opção BLOG na área FALE CONOSCO e deixe sua mensagem.

Fontes: Outubro Rosa | INCA

Últimas Postagens



Fale Conosco


Facebook


Instagram