Futura Veículos

No início de dezembro, a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais divulgou o valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e licenciamento para 2018.

Neste ano, os contribuintes terão a opção de pagar em cota única com desconto de 3% ou em três parcelas nos meses de janeiro, fevereiro e março. A emissão da guia deverá ser feita pelo site da Secretaria de Estado da Fazenda, em repartições ou em Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). A busca pode ser feita através do ano e modelo do veículo ou também pelo código Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor).

Abaixo, confira a escala de vencimentos.

Placas de final 1 e 2

Cota única ou 1ª parcela: 10 de janeiro
2ª parcela: 15 de fevereiro
3ª parcela: 15 de março

Placas de final 3 e 4

Cota única ou 1ª parcela: 11 de janeiro
2ª parcela: 16 de fevereiro
3ª parcela: 16 de março

Placas de final 5 e 6

Cota única ou 1ª parcela: 12 de janeiro
2ª parcela: 19 de fevereiro
3ª parcela: 19 de março

Placas de final 7 e 8

Cota única ou 1ª parcela: 15 de janeiro
2ª parcela: 20 de fevereiro
3ª parcela: 20 de março

Placas de final 9 e 0

Cota única ou 1ª parcela: 16 de janeiro
2ª parcela: 21 de fevereiro
3ª parcela: 21 de março

O IPVA

O IPVA surgiu em 1985 em substituição à Taxa Rodoviária Única (TRU), então cobrada pela União na mesma época do licenciamento. Trata-se de um tributo estadual, no qual os Estados e o Distrito Federal recebem o dinheiro que é arrecadado pelas secretarias da Fazenda. São elas que definem o valor a ser cobrado. Por isso, o valor do IPVA de um veículo muda de Estado para Estado. As alíquotas do IPVA variam entre 1% e 6% sob o valor de mercado do veículo, que é definido pela tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Também é responsabilidade dos Estados definir a data e forma de pagamento do IPVA. Vale ressaltar que a quitação dessa taxa é necessária para o licenciamento.

Tem uma história interessante sobre sua relação com a Futura Veículos? Quer sugerir um tema ou contar uma história interessante? Vá até o fim da página, escolha a opção BLOG na área FALE CONOSCO e deixe sua mensagem.

Fontes: Secretaria de Estado da Fazenda | IGF

Últimas Postagens



Fale Conosco


Facebook


Instagram