Futura Veículos

Você já se pegou tentando entender do que se tratam algumas siglas presentes na lista de equipamentos ao adquirir um veículo novo ou até mesmo ao folhear as páginas do manual do proprietário? Muitas vezes, essas siglas representam equipamentos e tecnologias presentes nos modelos. Conheça algumas.

- ABS (Antilock Braking System): durante a frenagem brusca, este equipamento evita o travamento das rodas.

- BAS (Brake Assist System): está relacionado ao ABS e aumenta a pressão sobre os freios durante frenagens emergenciais. Geralmente é acionado quando o sistema percebe que o tempo de reação em relação ao acelerador e freio está fora do padrão.

- CV (Cavalo-Vapor): unidade para medir a potência do veículo.  

- CVT (Continuously Variable Transmission): presente nos câmbios automáticos, pode simular infinitas relações de marcha.

- EBD (Electronic Brakeforce Distribuition): também relacionado ao ABS, varia a força aplicada nos freios para ampliar o poder de frenagem.

- HAC (Assistente de Partida em Rampa): impede que o veículo desça em aclives durante o intervalo de tempo em que o motorista troca o pé do freio para o acelerador.

- RPM (Rotações Por Minuto): representa as voltas feitas pelo virabrequim de um motor a combustão durante um intervalo de 60 segundos.

- SUV (Sport Utility Vehicle): amplamente difundido no Brasil nos últimos anos, são os modelos utilitários esportivos, que contam com maior espaço para passageiros e cargas, podendo até ter sistema de tração integral.

- VSC (Controle de Estabilidade): trata-se de conjunto de sensores que têm como finalidade manter o carro na trajetória, ativando os freios nas rodas necessários quando há perda de aderência.  

- VVT ou VVT-i (Variable Valve Timing): sistema responsável por melhorar a eficiência dos motores a combustão, aumentando a potência e o torque ao mesmo tempo em que reduz o consumo de combustível.

- TRC (Controle de Tração): impede que as rodas girem em falso durante arrancadas.

Tem uma história interessante sobre sua relação com a Futura Veículos? Quer sugerir um tema ou contar uma história interessante? Vá até o fim da página, escolha a opção BLOG na área FALE CONOSCO e deixe sua mensagem.

Fonte: Uol Carros | Quatro Rodas

Últimas Postagens



Fale Conosco


Facebook


Instagram