Futura Veículos

Quem é proprietário de um veículo já sabe: frequentemente é necessário trocar óleo do motor e às vezes, da caixa de câmbio, freios e direção hidráulica, pois com o passar do tempo o óleo se contamina e oxida. Por isso, respeitar os prazos estabelecidos pelo fabricante é tão importante. Confira a média indicada para troca de óleo em cada caso.

- Óleo do motor: sempre que for ao posto abastecer, peça para que verifiquem o nível do óleo para acompanhar a necessidade. Mas o indicado pela maioria das montadoras é que a troca de óleo do motor em condições de rodagem ideal seja a cada 10 ou 15 mil quilômetros (ou um ano). Caso você utilize o carro em superfícies irregulares e trânsito intenso, o prazo pode cair para 5 ou 7 mil quilômetros (ou seis meses).

- Óleo da caixa de câmbio: geralmente não é necessário fazer a troca em veículos manuais. Já para os automáticos, recomenda-se a troca a cada 40 ou 60 mil quilômetros. Sempre que levar seu carro para a revisão periódica, peça para verificarem.

- Fluido de freio: esse tipo de fluido absorve água e, por isso, sofre oxidação com o passar do tempo. Sua troca deve ser realizada a cada 40 mil quilômetros ou dois anos.

- Lubrificante da direção hidráulica: sua troca geralmente não é expressamente recomendada. Porém vale ficar atento caso o nível esteja abaixo do mínimo, pois a falta de lubrificação pode desgastar o sistema de direção com o passar do tempo.

Não esqueça de checar o Manual do Proprietário de seu veículo para saber quais as recomendações da montadora.

Tem uma história interessante sobre sua relação com a Futura Veículos? Quer sugerir um tema ou contar uma história interessante? Vá até o fim da página, escolha a opção BLOG na área FALE CONOSCO e deixe sua mensagem.

Fonte: Revista AutoEsporte

Últimas Postagens



Fale Conosco


Facebook


Instagram